terça-feira, 26 de outubro de 2010

"Cause I'm as free as a bird now" ¹

Nós comemos o vômito ancestral.
Mais um semestre se inicia na Universidade Federal do Adestramento.
A mesma bosta histórica
A mesma diarréia antropológica
A mesma estagnação psicológica.
Reviramos cadáveres
Em busca do osso inédito de suas idéias.
Sala de aula e professores-coveiros
Mestres na exumação filosófica.
O diploma nos espera
E o canudo será entregue,
Ou melhor, será enfiado no cú dos concludentes.
Nós anotamos a palestra do Professor Doutor em Filosofia da mecanização das mentes
Nós suplicamos por um Mestre que nos incentive a assassinar os mestres
(simbolicamente, é claro).
Os professores, feito mães-pássaro, regurgitam o alimento na boca dos alunos
E assim a baba das gerações perdura imoralmente.
Não incentivam a caçar
Tentam nos transformar em passivos passarinhos,
Acolhidos na Faculdade onde chocam ovos goros.
Mas vejo pássaros arriscando um vôo além das gaiolas acadêmicas
Vejo pássaros, de bom caráter, recusando o vômito ancestral
Vejo pássaros ousados o suficiente pra abalarem os paradigmas
Vejo pássaros despojados dispostos a cagar nas filosofias
Vejo pássaros iniciando uma nova canção.

.....................................
1- O título é de um trecho da música FREE BIRD da banda LYNYRD SYNYRD, e a tradução é esta: "Pois eu sou tão livre quanto um pássaro agora".


.

2 Reações:

Pequena Poetiza disse...

quanta revolta e quanta indignação
das quais compartilho pois experencio isso todos os dias na minha universidade.

menos do que poderia se tenho a certeza mais ainda o tem.

beijos

Anônimo disse...

Acredite Querido, vivencio esse drama e tento mudá-lo todos os dias - como pedagoga e como aluna... É difícil, porém não é impossível, mesmo porque existem pessoas como você que, de diversas maneiras, não permitem que a esperança morra!

Obs.: Agradeço o comentário incentivador em meu Blog! É bom saber que existem pessoas que tem mais ou menos os olhares em busca das mesmas direções e que ainda possuam a capacidade de visualizarem imagens diferentes... Enfim, estou te seguindo. E como você comentou que estaria me seguindo, bem, não te encontrei entre os meus "seguidores", espero te encontrar lá em breve!